Correspondente Bancário, conhecido também como Corban, é uma pessoa jurídica responsável por realizar a intermediação entre alguns bancos e seus clientes (Bacen - Resolução 3.954 de 2011). Podemos citar como exemplo, as lotéricas que aceitam o pagamento de boletos, ou até mesmo uma loja comercial que além das suas atividades de vendas de produtos físicos, também fazem oferta de financiamentos. Esses locais citados como exemplo atuam como correspondentes bancários, pois ofertam serviços que normalmente um banco oferta.

Atualmente também existem os corbans que atuam de forma digital, realizando a captação de clientes por plataformas onlines, mas é necessário ter muita atenção e se certificar que realmente é uma pessoa jurídica certificada e autorizada para realização das atividades, e que não se trata de um golpe.

Os correspondentes bancários podem realizar diversas atividades, dentre elas, as mais comuns são:


Recepção e encaminhamento de propostas de cartão de crédito, empréstimos, abertura de contas, etc., para os bancos credenciados;

Recebimentos e pagamentos de contas de qualquer natureza;

Coleta de informações cadastrais para realização de análise de crédito;

Realização de operações de câmbio;

Serviços de cobranças;

Ordens de pagamento;

Outros.

 

Podemos dizer que os correspondentes bancários possuem uma exercem um papel de extrema importância no mercado financeiro, permitindo com que os serviços bancários possam chegar em todos os lugares sem muita dificuldade, gerando oportunidades para pessoas que residem em locais que não possuem uma agência bancária, também tenham acesso aos serviços financeiros de forma segura e prática. O correspondente bancário vai além das fronteiras, ele é uma "ponte" entre o cliente e o banco, estreitando as relações e minimizando as dificuldades de acesso entre ambos.

Para ser um correspondente bancário, é necessário possui a certificação específica, emitida por uma certificadora autorizada pelo Banco Central, além disso, é necessário ter ética e agir de forma transparente, visando sempre resultados com qualidade que gerem satisfação aos clientes.


"Ser correspondente bancário é ir além das fronteiras, é ter resiliência, é permitir que o impossível aconteça, gerando satisfação e alegria dos clientes, auxiliando na realização de sonhos, é ser ético e transparente, é fidelizar e criar relações de confiança entre os dois lados, é ser capaz de vencer desafios diários em meio a uma evolução continua da sociedade..." - MUNDIALLI - CORRESPONDENTE BANCÁRIO